MOTOR
Cargo 3131 Torqshift
Marca / Modelo Cummins / ISB6.7 302 P7
Tipo Diesel - 6 cilindros em linha
Potência máxima - cv (kW)/rpm (*) 306 (225) / 2.100
Torque máximo - kgfm (Nm)/rpm (*) 112,2 (1100) / 1.100 - 1.900
Cilindrada total (cm³) 6,693
Relação de compressão 17,3:1
Sistema de injeção Injeção Eletrônica - Common Rail

(*) Norma de ensaio NBR ISO 1585

TRANSMISSÃO (CAIXA DE MUDANÇAS)
Cargo 3131 Torqshift
Marca ZF
Modelo 12 TX 2420 TD
Acionamento Eletro-pneumático
Marchas 12 à frente e 3 à ré
Relação de transmissão 1ª marcha: 16,69:1
2ª marcha: 12,92:1
3ª marcha: 9,93:1
4ª marcha: 7,67:1
5ª marcha: 5,9:1
6ª marcha: 4,57:1
7ª marcha: 3,66:1
8ª marcha: 2,83:1
9ª marcha: 2,17:1
10ª marcha: 1,68:1
11ª marcha: 1,29:1
12ª marcha: 1,00:1
Ré 1: 15,54:1
Ré 2: 12,03:1
Ré 3: 3,40:1
EMBREAGEM
Cargo 3131 Torqshift
Marca ZF
Acionamento Eletro-pneumático / ConAct
Tipo Disco simples orgânico a seco, com platô acionado por mola diafragma
Diâmetro 430 mm
EIXO TRASEIRO MOTRIZ
Cargo 3131 Torqshift
Marca Meritor
Modelo MT 50-168
Redução 4,89 ou 5,38 : 1
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Cargo 3131 Torqshift
Eixo Eixo rígido em aço forjado, com barra estabilizadora
Molas Feixe de molas semi-elípticas progressivas
Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
SUSPENSÃO TRASEIRA
Cargo 3131 Torqshift
Eixo Tandem com eixos rígidos
Molas Feixe de molas semi-elípticas de duplo estágio progressivo
Amortecedores N/A
SISTEMA ELÉTRICO
Cargo 3131 Torqshift
Sistema 24 V
Alternador (V/A) 28 / 80
Bateria (quantidade/V/CCA/Ah) 2 / 12 / 750 / 100
RODAS E PNEUS
Cargo 3131 Torqshift
Rodas Aço estampado
Medidas (em polegadas) 22,5 x 7,5
Pneus 295/80R22,5"
FREIOS
Cargo 3131 Torqshift
De serviço A ar, tipo "S" Cam com circuito duplo, dianteiros e traseiros a tambor, com ABS, ASR e EBD
De estacionamento A ar com molas acumuladoras e atuação nas rodas traseiras
Freio-motor Válvula tipo borbooleta no tubo do escapamento, com acionamento eletropneumático
Área efetiva de frenagem (cm²) 7,260
DIREÇÃO
Cargo 3131 Torqshift
Marca / Modelo ZF / 8097
Tipo Hidráulica, com esferas recirculantes
DESEMPENHO DO VEÍCULO (CÁLCULO TEÓRICO)
Cargo 3131 Torqshift
Relação de redução do eixo traseiro 5,38 : 1
Velocidade máxima em PBT/PBTC (km/h) 88
Capacidade máxima de subida (%) com PBT/PBTC 66 / 47
Partida em rampa (%) com PBT/PBTC 61 / 43
PESOS (kg)
Pesos em ordem de marcha Normal Betoneira
Eixo dianteiro 3.792 / 3.787 3.845 / 3.803
Eixo traseiro 4.157 / 4.518 4.215 / 4.592
Total 7.949 / 8.305 8.060 / 8.395
PESOS - LIMITE MÁXIMO ESPECIFICADO Normal Betoneira
Eixo dianteiro 6,500 kg 6,500 kg
Eixo traseiro 17.000 (legal) / 24.000 (técnica) kg 17.000 (legal) / 24.000 (técnica) kg
Total admissível 30.500 kg 30.500 kg
Peso Bruto Total (PBT) homologado 23.000 kg 23.000 kg
Carga útil + carroceria 15.051 / 14.695 kg 14.940 / 14.605 kg
Capacidade Máxima de Tração (CMT) 42.000 kg 42.000 kg
LONGARINA
Cargo 3131 Torqshift
Material LNE 380
VOLUMES DE ABASTECIMENTO
Cargo 3131 Torqshift
Tanque de combustível 275 L
Reservatório de Arla 32 50 L
Óleo do motor (Com filtro) 19.5 L
DIMENSÕES Normal Betoneira
Balanço dianteiro 1,503 mm 1,503 mm
Balanço traseiro 1.187 / 2.405 mm 1.187 / 2.405 mm
Comprimento total 7.490 / 9.848 mm 7.490 / 9.848 mm
Distância carroceria ao eixo dianteiro 975 mm 865 mm
Distância entre-eixos (1º ao 2º) 3.440 / 4.580 mm 3.440 / 4.580 mm
Altura aba superior longarina ao solo 1.110 mm 1.110 mm
Altura aba superior longarina à cabine 1.900 mm 1.900 mm
Altura máxima da cabine basculada ao solo 3,540 mm 3,300 mm
Distância entre os eixos traseiros (2ª ao 3º) 1,370 mm 1,370 mm
Largura máxima do rodado traseiro 2,590 mm 2,590 mm
Bitola dianteira 2,090 mm 2,090 mm
Bitola traseira 1,830 mm 1,830 mm
Diâmetro de giro (m) 18,42 / 20,33 m 18,42 / 20,33 m
Largura externa do chassi 880 mm 880 mm